MISSAS NAS COMUNIDADES


Visita às Irmãs Franciscanas

Ponte do Arco

Cruz do Monge João Maria

Morro da Cruz

Morro do Cristo

Visita ao Animador Fraterno da JUFRA e ministro da OFS Local


Visita à capela da ACARDI

O Estandarte de Santa Rosa de Viterbo chegou no dia 06/10 em União da Vitória – PR, onde os jovens da Fraternidade JUSFRA o receberam com uma bonita celebração de acolhida. Nos dias 08 e 09/10, alguns irmãos da JUFRA fizeram um passeio por pontos turísticos da cidade. A primeira visita foi à casa do ministro da OFS local, Prof. Marcos Vinícius Freitas Guimarães, que também é nosso animador fraterno. Após, fomos até a ACARDI, casa de abrigo e reabilitação mantida pelo instituto dos Freis Franciscanos Missionários do Espírito Santo, onde reside nosso Assistente Espiritual Frei Pedrinho.

Em seguida, estivemos em alguns pontos turísticos de nossas cidades. Inicialmente no Morro do Cristo, onde está a segunda maior estátua de Cristo do Brasil. Estivemos também na ponte do Arco, símbolo de nossa cidade. Em seguida, passamos para o município vizinho de Porto União – SC, no Morro da Cruz, onde fica outra estátua de Cristo e a famosa Cruz de São João Maria.

União da Vitória – PR e Porto União – SC eram uma só cidade até 1917, porém, com a Guerra do Contestado entre 1912 e 1916, o município foi dividido e assim permanece até os dias de hoje. Apenas uma linha férrea separa os dois municípios que são de estados diferentes. Muitas são as lendas que envolvem monges da época da Guerra do Contestado, uma delas é de que nunca deve ser retirada a cruz que está no Morro da Cruz. Curiosamente, em 1983, a cruz caiu e as cidades irmãs sofreram a maior enchente de sua história.

Depois de passarmos pela famosa Cruz, fomos até a casa de abrigo e reabilitação mantida pelas irmãs Franciscanas Servas da Restauração Divina.

Levamos o estandarte e participamos de 4 missas no final de semana:

· Matriz da Paróquia São Judas Tadeu, Centro de União da Vitória – PR;

· Matriz da Paróquia São Basílio Magno, em União da Vitória, sendo esta do Rito Ucraíno Bizantino Católico, missa rezada em idioma Ucraniano;

· Matriz da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Porto União – SC;

· Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rocio, em União da Vitória – PR, onde está sediada a JUFRA de União da Vitória.

Após uma bonita celebração de envio, encaminhamos o estandarte para Foz do Iguaçu e reforçamos ainda mais nosso desejo de estarmos todos juntos em Guaratinguetá – SP, a Fraternidade JUSFRA de União da Vitória – PR e Porto União – SC estará lá. Paz e Bem!