Santa Clara de Assis e de hoje: Caminho de Unidade

O tema do congresso já sugeriu muita coisa a nossa vida, nós que buscamos viver a fraternidade imitando a Jesus Cristo segundo o carisma francisclariano, temos uma grande mulher que deu-nos exemplo de unidade e comunhão.

            Clara de Assis, menina nobre e de família poderosa, não quis outra coisa em sua vida a não ser o seu Deus, só queria Ele, só amava Ele, e o quis como esposo. E Deus que é amor a seduziu e a quis como esposa. A menina Clara desde então buscava ser mais parecida o possível com seu amado, e repleta de simplicidade e ternura soube encarnar o AMOR em seu corpo e em sua alma, de forma que isso se refletia com muita luz em sua vida. Hoje Santa Clara é elevada por nós, e como um candelabro ilumina toda a casa - a igreja - e os que estão nela – a família francisclariana juntamente com toda comunidade cristã.

            Como Francisco, Clara manifestou sua fé com originalidade, soube seguir seu pai seráfico conforme sua personalidade, ela e suas irmãs construíram um jeito próprio de viver em fraternidade, cada convento de clarissas que surgia tinha suas singularidades na vida fraterna. Clara as orientava para viverem como irmãs e enxergar Cristo em cada uma e em todas as criaturas.

            Assim também foi este congresso, enxergamos a presença de Cristo nos irmãos, que mesmo estando longe e não nos conhecendo, formamos uma grande fraternidade. Estar junto, encontrar velhos amigos e fazer novos companheiros de caminhada, nada como viver em uma família rica em dons, e unidos somos o irmão perfeito.

            Fomos ao encontro de Clara e Francisco, migramos de todos os lugares para celebrar os 800 anos do carisma clariano e da morte de Santa Clara, mas nunca um ideal foi tão novo e vivo. Os sonhos são antigos, mas o caminho é sempre novo. A cada ano que passa e cada nova geração, nascem novas oportunidades e talentos, personalidades que marcam a história conforme suas aspirações. E nós franciscanos continuamos fazendo nossa história pelos quatro cantos do mundo, buscando viver o evangelho e evangelizando com a vida.

            O congresso veio para nos dar novo sopro de vida, inspirar uma certeza em nosso coração: estamos no caminho certo e assim podemos afirmar: “é isso que quero, é isso que procuro e isso que desejo do intimo do coração”. Que possamos colher os bons frutos, deste congresso!

 

 

 

 

Maricélia Moraes Ribeiro
Secretária Fraterna Regional - Oeste