Olá amados irmãos/as da JUFRA do Brasil,
Paz e bem!

É com muita alegria que escrevo a todos para destacar alguns espaços importantes que a JUFRA participará durante a Jornada Mundial da Juventude, Rio 2013. Já estamos em contagem regressiva e com os corações radiantes para o grande Encontro. Sabemos que muitos jufristas estão em peregrinação de todos os cantos do Brasil e do Mundo para construção desse importante momento para nossa Igreja.

Para nós a JMJ será um espaço celebrativo, mas também participativo, de construção, de troca experiências e partilhas. É hora de dialogar com jovens do mundo todo, captar seus anseios e desejos, e juntos traçarmos passos concretos na construção da “Civilização do Amor”, baseada na Fraternidade Universal.

Vamos então acompanhar os passos de nossa Jornada:

1- Encontro Mundial da JUFRA 2013:
Nossa primeira parada será na Cidade de São João Del Rey-MG, de 19 a 22/07, onde nossa Fraternidade Nacional terá a alegria de acolher o Encontro Mundial da JUFRA... Já está tudo pronto para receber nossos irmãos/as do Brasil e do Mundo... Contamos com a participação de todos nossos jufristas e da Família Franciscana! De lá seguimos para o Rio de Janeiro.

2- Presença Franciscana na Jornada Mundial da Juventude:
Será o grande ponto de reunião de todos os jufristas que vieram a JMJ, por ser nosso espaço enquanto juventude da Família Franciscana. Por isso, vejam a programação em anexo e organizem seus grupos para participarem conosco desse grande momento.

O Espaço Franciscano será no Convento São Francisco, no Largo da Carioca- Centro -RJ, e dentre as inúmeras atividades que ocorrerão no local, tem algumas que serão organizadas pela JUFRA, teremos apresentações culturais, oficinas e uma exposição, organizada por nós, denominada: “Rostos e realidades Juvenis: denúncias e lutas sociais”. Vamos participar!!!. O Espaço Franciscano será nos dias 23, 25 e 26 de julho das 10hs-19hs.

Outro momento forte será o Encontro da Juventude com os Ministros Gerais Franciscanos, no dia 24/07 às 13hs na Igreja dos Frades Capuchinhos no Bairro da Tijuca... Toda a JUFRA está convocada para esse grande momento.

3- Tenda das Juventudes "A juventude quer viver!" na JMJ Rio 2013:

Com o objetivo de mobilizar os jovens presentes na Jornada Mundial da Juventude para a conscientização e luta em defesa da vida da juventude é que diversas organizações realizarão, durante o evento no Rio de Janeiro, uma atividade como espaço de debate e reflexão da realidade juvenil e políticas públicas para a juventude.

A “Tenda das Juventudes” será espaço de acolhida, formação, celebração, partilha, diálogo e convivência das mais diversas juventudes presentes na JMJ. A JUFRA acredita nesse espaço e também é umas das organizações que tem trabalhado para fazê-lo acontecer. Por isso, jufristas organizem para também participar das Tendas das Juventudes.

A tenda acontecerá na Paróquia Santa Bernadete, localizada na Av. dos Democráticos, 896, no bairro Higienópolis, Rio de Janeiro/RJ dos dias 22 a 26 de julho das 08hs as 23hs. Nela serão discutido uma série de temas, organizados por painéis temáticos (ver a programação em anexo), a JUFRA estará moderando o Painel desafios socioambientais da humanidade e a juventude no dia 24 de julho às 19:30hs, além do Santuário dos Mártires. Contamos com a participação de todos os jufristas.

4- Stand da Família Franciscana na Feira Vocacional
Os jufristas que estiverem indo visitar a Feira Vocacional na JMJ que ocorrerá na Quinta da Boa vista, lembramos que a Família Franciscana estará no Stand 61...Participe e visite!!!

5- Levem suas bandeiras para a JMJ.
Convocamos a todos os jufristas para levaram bandeiras e camisas da JUFRA para JMJ. Será a nossa forma de nos encontrarmos e divulgarmos nosso movimento. Lembramos a todos que estaremos vendendo camisas Oficiais da JUFRA do Brasil no Espaço Franciscano.

Agora é hora de arrumar as malas, preparar o Espírito para nos encontrarmos em São João Del Rey e no Rio de Janeiro...Rumo ao Encontro Mundial da JUFRA e a Jornada Mundial da Juventude.

Fraternalmente,
Uberlândia-MG, 16 de julho de 2013
Secretariado Fraterno Nacional da Jufra Do Brasil