Para refletir...
Eucaristia : um apelo de Deus.
Gente Boa, Paz e Bem!


          Os dias se passam e a cada dia percebemos tantos apelos do nosso interior, assim como, de tudo aquilo que nos cerca. Dentre tantos, um constantemente nos reunimos para celebrar – A Eucaristia. Pergunto: Qual o significado que a Eucaristia tem na tua experiência de vida cristã? Sem dúvida quando nos deparamos com esse tipo de pergunta parece que dá um nó em nossa cabeça. Responder o que é a Eucaristia a nossa Igreja ajuda-nos, porém, volto a insistir é necessário retomar a pergunta anterior para crescermos na fé. Ao respondermos tal pergunta entenderemos o amor de Francisco de Assis para com a Santíssima Eucaristia.      

        Os nossos irmãos que nos antecederam na fé, ou seja, os primeiros cristãos sempre se reuniam “no primeiro dia da semana”, isto é, no domingo, o dia da Ressureição de Jesus (Cf. Catecismo da Igreja Católica, 1343) para celebrar o Memorial da paixão, morte e ressureição do Senhor. A Eucaristia é a garantia do amor de Deus. Ao repetir este gesto nas Celebrações da Santa Missa não fazemos como mera lembrança, mas proclamamos a maravilha que O Pai nos garantiu pelo Filho, que quer ficar conosco pela graça do Espírito Santo. O grande apelo da Eucaristia que celebramos é fazermos memória do amor de Deus por nós que se nos manifesta aos nossos olhos sob as aparências do pão e do vinho consagrados.         

      - Quem de nós quer ficar só? Todos nós queremos estar com alguém que nos ame e que se doe. Assim um santo de nossa igreja nos diz: “nossa maneira de pensar concorda com a Eucaristia, e a Eucaristia, por sua vez confirma o nosso modo de pensar”. Ora, a Eucaristia apela ao nosso coração à certeza que não estamos a sós e nem desprovidos do amor divino. Não estamos jogados no mundo, no entanto, temos um caminho a fazer. Sabe qual é? Sermos homens e mulheres eucarísticos. Homens e mulheres que se doam, e que recordam com suas vidas que ninguém esta só. Quão bom seria se as pessoas olhassem para nós e dissessem: este me recorda o quanto eu sou amado pelo Meu Deus!               


          Aqui, lembro Francisco de Assis, quem olha para vida deste Irmão de todos sente-se amado e querido por Deus, logo, Francisco foi um homem eucarístico. 




Dennys Santana Ferreira, ofm