Irmãos e irmãs em Cristo,



             As igrejas cristãs do hemisfério sul nos convidaram a vivenciar a semana de oração pela unidade dos Cristãos. Entendemos que, de 01 a 08  de junho foi aberta uma janela/porta a feliz oportunidade de promover partilhas, experiências e celebrações ecumênicas. A juventude Franciscana do Brasil não pode ficar fora dessa reflexão. A ideia é que possamos mergulhar nessas experiências em nossas fraternidades, a começar pelo entendimento da importância do diálogo ecumênico, discutindo também os conceitos (diálogo inter-religioso, SOUC, CONIC, Espírito de Assis...etc), respondendo aos questionamentos sugeridos, criticando e desafiando nossos próprios limites de fé.

            Três grandes exemplos nos motivam a promover a cultura do encontro e do diálogo em tempos e contextos diferentes, mas com princípios comuns:

              1. Jesus Cristo -  Nosso Senhor deu o grande exemplo ao mandar os discípulos ir a outra margem, inclusive, para regiões esquecidas, ditas pagãs. Imagina! Se o envio é feito a áreas "escuras" de fé, como podemos nos recuar ao diálogo com aqueles que dentro de um contexto cultural e temporal vive diferente sua fé? Não cabendo a nós afirmar nada erroneamente sobre suas formas e costumes.
               2.  São Francisco de Assis –  Uma cena clássica de São Francisco enche nosso coração de coragem, ao ir ao encontro do Sutão, ele entende que o passo dado foi tão importante quanto a resolução conflituante. Repetir tal gesto ou ficar a observar os conflitos?
                3.   Papa Francisco – Enxugaremos os acontecimentos recentes da ida do Papa ao Oriente Médio com a afirmação do site de notícia BBC Brasil : "
O papa tocou na parede onde havia um grafite escrito "Palestina Livre" e, inclinando levemente a cabeça, fez uma rápida oração." 






        
        Vale salientar que a oração proposta na semana de oração de 01 a 08 de junho alcança as igrejas cristãs, porém, entendemos que o diálogo deve sempre perpassar o termo "Cristã", por exemplo, nos âmbitos inter-religiosos. Isso se o termo "cristã" já não incluir tal expansão...Mas enfim... 
             Um pouco sobre o desafio para as fraternidades: É interessante que a fraternidade que propõe o encontro com um irmão de outra igreja entenda que a ideia não é para discussões daquilo que dividi, inicialmente, é reconhecer o que nos une enquanto Cristãos. Celebrar! Pois entendemos que o processo de evangelização se dá por uma apresentação amorosa daquilo que para nós é motivo de fé, trata-se de uma alegria que já não cabe mais em nosso peito.
        Queremos reproduzir em nossas fraternidades aquilo que os primeiros discípulos fizeram. Não deixemos que os bons exemplos parem em pequenas representações pontuais dos nossos representantes "maiores",mas se torne experiência viva na base leiga de nossa igreja.

           Se passada toda esta explanação você ainda se perguntar: O que eu tenho haver com isso? Respondo:Tudo! Desde seu batismo você começa a fazer parte de uma igreja que se coloca nessa roda de oração. A mesma entende que é na busca da unidade que o ser igreja começa a ganhar sentido. No contexto da  JUFRA, a dimensão de Ação Evangelizadora deve contemplar tal tema...Agora é com você...
         Por fim, fica aqui expresso a importância fundamentada de promover algo em nossas fraternidades dentro do calendário que temos, afinal, trata-se de uma experiência sem tempo definido, fazendo buscas externas e internas, adequando as propostas as realidades locais, respeitando o tempo maduro de cada irmão, porém, entendendo que a caminhada começa com o primeiro passo. Deixo aqui expresso para os responsáveis  nas fraternidades algumas dicas de leituras a começar pelo uso da sagrada escritura, links e dicas para o aprofundamento do conteúdo, bem como, noticiários recentes dos passos e atitudes do nosso atual Papa Francisco:
http://www.conic.org.br/cms/
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=908420769183312&set=a.354789821213079.104427.352978081394253&type=1&theater
http://www.holyland-pilgrimage.org/pt-pt?gclid=CLHvwZOM874CFUMF7AodRD0AWw
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/05/140525_papa_visita_oriente_medio_lgb.shtml
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/papa-reza-pela-paz-com-lideres-israelense-e-palestino
http://ascruzadas.blogspot.com.br/2009/01/so-francisco-de-assis-e-o-direito-da_19.html




 
 
34