"Como cristãos, desejamos contribuir para resolver a crise ecológica que a humanidade está enfrentando atualmente. Ao fazê-lo, precisamos primeiro redescobrir em nosso próprio rico patrimônio espiritual as motivações mais profundas para a nossa preocupação pelo cuidado da criação. " Papa Francisco

Católicos de todo mundo celebram hoje, dia 1º de Setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data foi instituída pelo Papa Francisco e tem um sentido ecumênico, já que a mesma é também comemorada pela Igreja Ortodoxa. Francisco pretende que a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação ofereça aos fiéis e às comunidades a oportunidade de «renovarem a adesão pessoal à vocação de protetores da criação», «elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado». Hoje também se inicia o Tempo da Criação, um período de um mês para contemplar, rezar e agir pela criação.

Como você pode rezar com o Papa Francisco? Disponibilizamos aqui alguns recursos, como uma proposta de oração da Conferência dos Religiosos do Brasil - CRB, a Oração pela nossa terra e a Oração cristã com a criação da Encíclica Laudato si’.

Como você pode agir? Neste dia, também devemos responder ao apelo do Papa Francisco para agirmos contra as mudanças climátias. Clique aqui para assinar a Petição Católica pelo Clima.

Francisco alerta que a «crise ecológica» impele a uma «profunda conversão espiritual» e frisa que os cristãos são chamados a uma «conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus», citando a encíclica Laudato Sí (217).

Que possamos nos juntar a toda comunidade mundial em oração e ação pela criação.