No dia 30 de setembro o Regional da JUFRA do RS se fez presente junto aos jovens de Garibaldi, mais precisamente no Sítio Crescer, para realizar um encontro sobre Diálogo Inter-religioso e Formação Humana com cerca de 20 jovens.
Mesmo em uma cidade pequena é possível encontrar jovens que estudam no mesmo colégio, na mesma sala, são vizinhos e vivem contextos totalmente diferentes, de modo especial o religioso e os valores humanos.



Após a apresentação de cada participante, o Regional da JUFRA do RS fez uma pequena exposição da Juventude Franciscana. O que é JUFRA, Fraternidade, São Francisco de Assis, Santa Clara, as Ordens. Em seguida, buscando uma aproximação e partilha de cada um e cada uma, provocando um despertar para si, para o mundo e para a escola, os participantes foram conduzidos a escrever 5 características suas, um problema no mundo, um problema na escola e por fim, uma frase que orientasse sua vida.
Iniciando um olhar inter-religioso, abordou-se a riqueza e o respeito às diferentes religiões, mostrando o material produzido para o III Encontro de Formação Regional da JUFRA do RS que aconteceu em julho de 2017 e o clipe Sim à Diversidade.
Com isso, os participantes, em duplas foram conversar com o intuito de pensar uma solução para os problemas no mundo e na escola, promovendo assim uma mudança de olhar para si, para seus gestos, de como ver um problema e como agir diante de um problema e buscar uma solução.
Após o almoço e um momento de aproximação entre os participantes, em grupo, todos foram convidados a expressar em um cartaz o que levam do dia para a vida. Assim, cada grupo expressou em desenhos e frases os sentimentos e as vivências que tem pensadas a partir do que foi discutido ao longo da manhã.
Em seguida, os jovens foram caminhar e brincar no Sitio Crescer.

Encontro com a IMMF
A secretaria regional da Infância, Mini e Micro Franciscanos (IMMF), Franciele Menger conduziu no dia 01 de outubro, domingo, um encontro junto às crianças que são orientadas por dona Terezinha, moradora da cidade de Garibaldi e muito estimada por muitas gerações de família.
Envolvendo o carisma franciscano, em especial a atenção à ecologia, cada criança foi convidada a representar São Francisco e as mães participaram.
Após, cada uma ia colocando seu olhar para Francisco, para a natureza, para os animais.
A JUFRA do RS agradece o convite, a acolhida e a convivência fraterna que a Franciele, Luiz, Bruna e frei Rômulo receberam na cidade.
Que São Francisco, Santa Clara e Santa Rosa de Viterbo, os conduzam nessa linda caminhada!
Paz e Bem!