Mossoró-RN e Aracaju-SE, 12 de julho de 2018


Queridas irmãs e irmãos reunidos no 5º Congresso Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP),

É com grande alegria que nos sintonizamos nessa comemoração dos 40 anos de caminhada, são oportunidades de celebração, alegria e também revisão da belíssima história que esta Pastoral tem construído, principalmente na inserção naquelas periferias sociais e existenciais. Nós da Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil reafirmamos nossa reciprocidade afetiva e efetiva com a PJMP e nos colocamos nessa sintonia deste Congresso que tem como tema: Águas e profecias: luzes no Meio Popular gerando vidas e o lema: Juventude e seu protagonismo resistência e liberdade.

            Nossos carismas se interpelam em tantos aspectos, seja na opção evangélica preferencial por aqueles marginalizados e excluídos, seja na participação ativa na comunidade eclesial, sendo agentes de transformação na Igreja e presença desafiadora na sociedade. Juntos aos demais organismos da Igreja e especial às Pastorais da Juventude da CNBB (PJ, PJE, PJMP e PJR), queremos debater, articular e desenvolver trabalhos onde se faça ecoar nossa voz para denunciar todas as formas de opressão e injustiça, e participar das lutas para a construção de uma nova sociedade, a Civilização do Amor, baseada na prática da Justiça Social e da promoção da Paz (Carta de Guaratinguetá: A JUFRA que queremos ser).

         Que nesse Ano do Laicato no Brasil, possamos clamar ao Espírito Santo para que num cenário marcado pela violência, pela retirada de direitos e pelo aumento dos discursos de ódio e de intolerância, ajude-nos a discernir os sinais dos tempos à luz da Palavra (Oração do 5º Congresso Nacional da PJMP) e que sejamos continuamente os autênticos “sal da terra e luz do mundo” (cf. Mt 5,13-14).







Fraternalmente,


Muhammed Araújo
Secretário da Ação Evangelizadora da JUFRA do Brasil


Washington Lima
Secretário (Presidente) Nacional da JUFRA do Brasil