“Madrugada ê, ê, ê. Galo cantou. A paz se faz. A morte jaz. Jesus Ressuscitou”

A páscoa de Jesus é a maior das festas cristãs. Ela dá novo sentido à Páscoa do Antigo testamento, que celebrava a passagem da escravidão do Egito à liberdade da Terra prometida. A Páscoa Cristã é a realidade nova da ressurreição do Filho, que doa a vida e vence a morte, abrindo-nos a possibilidade de fazer a mesma passagem em direção à vida eterna.

Não foi fácil para os primeiros discípulos compreenderem esta nova realidade da ressurreição, a presença de Jesus ressuscitado no meio da comunidade. As narrativas da ressurreição são como que etapas de um difícil processo. De fato, quando Maria Madalena vai ao túmulo ainda está escuro, amanhecendo. A escuridão representa a dificuldade de compreender a vitória de Jesus sobre a morte. Ao ver o túmulo vazio, Maria supõe que haviam roubado o corpo de Jesus.

O discípulo amado, João, é aquele que ganha a corrida, chegando primeiro ao túmulo para constatar que o Senhor já não estava lá. Quem ama consegue ver além e acredita que Deus e a vida têm a última palavra.

Jesus, vencedor da morte, não deve ser buscado na sepultura. Ele está vivo e continua caminhando com seus seguidores, guiando-nos na missão de superar o sofrimento e a morte. Compreender e assumir hoje a ressurreição, portanto, exige que também nós façamos uma “passagem”: do comodismo ao compromisso, do conformismo que aceita a injustiça à coragem de lutar pelo reino de Deus.

A celebração da Páscoa renove em nós um amor como o de Jesus, capaz de se doar, sofrer, perdoar, vencer a morte e ressurgir para a vida definitiva. Na corrida da nossa fé, encontraremos sofrimentos, injustiças e mortes prematuras, e haverá sempre um sepulcro vazio a ser compreendido. O Ressuscitado continuará nos deixando sempre os sinais de sua vitória, para seguirmos além, anunciando ao mundo que seu amor é maior que tudo e supera tudo.

Joice Oliveira - SE I
Gilvaneide Rosa - NE A2
Antonio Gean - NE A2

Referência:
Semanário Litúrgico-catequético.

Site: Franciscano.com.br