PENEDO/AL

No dia vinte e sete de agosto de dois mil e onze, realizamos na Fraternidade Instrumentos da Paz em Penedo – Al, o encontro de promoção vocacional. Foi iniciado as dezoito horas, com uma oração inicial onde invocamos o Espírito Santo. Em seguida com muita alegria foi explicado o intuito do encontro e uma dinâmica foi realizada. A dinâmica consistia em dividir os participantes em pequenos grupos, no total de quatro, e neles se discutiram diferentes temas: O que é ser cristão? O que é ser jovem? O que é viver em fraternidade? Quem foi São Francisco de Assis e o que é fazer parte da Família Franciscana? Em seguida os temas foram expostos a todos num grande debate. O Debate ocorreu com a participação de todos, foi muito proveitoso e divertido. Depois a animadora explicou que esses eram os quatro pontos chaves para explicar e definir a Jufra e o papel do jufrista. Finalizamos com uma oração e com o abraço da paz. E então continuamos por um bom tempo em um convívio fraterno com lanche, conversas de assustar, risos e até dança. Enfim, com muita alegria. Lançamos a rede para conquistar novos irmãos e reavivamos em nós nossa missão evangelizadora de anunciar o Reino de Deus a exemplo de nosso Pai Seráfico, O pobrezinho de Assis.

Fraternalmente,

Maísa Joventino dos Santos
Subsecretária local de Ação Evangelizadora

BOM CONSELHO/PE

No último domingo do mês de agosto fizemos, o encontro vocacional, logo após a missa do Convento São Fidélis (OFMCap). Acolhemos vários jovens que tem uma grande vontade de conhecer um pouco sobre o carisma jovem franciscano. Foi um encontro muito divertido, com músicas, orações, testemunhos e dinâmicas; contamos com a presença da nossa animadora fraterna e assistente espiritual e os vocacionados dos frades capuchinhos, bem como a participação da Irmã Evande (Franciscana de Nossa Senhora do Bom Conselho); só temos a agradecer ao bom Deus por tudo isso.

MACEIÓ/AL

A Paróquia São João Maria Vianey, localizada no bairro Clima Bom I, Maceió-AL realizou neste último domingo, 28 de agosto, o 1º Despertar Vocacional com a participação dos acólitos e diversos grupos, pastorais e movimento a nível paroquial, cujo tema de encontro era: Vocação é um chamado de Deus e resposta do homem e JUFRA do Brasil: 40 anos construindo o Reino nos caminhos da História, teve como inicio as 9h com santa Celebração Eucarística, na ocasião teve como conferencistas os seminaristas: Ginaldo Pereira e Ronny Dennysson ambos da diocese de Palmeira dos Índios que evidenciaram que todo vocacionado deve ter em vista a busca constante da santidade através de uma vida reta. Um dos coordenadores do evento, o seminarista Carlos Eduardo destaca: “A vocação é um chamado de Deus, por isso requer do homem uma decisão firme por amor a Cristo. Os desafios do chamado são muitos, entretanto, o homem tem sempre o auxilio permanente da graça de Deus e a modelo da Virgem Maria todos com coragem devem dizer: SIM”.

Também não poderíamos deixar de evidenciar as presenças do Pe. Bacilon Monteiro (Pároco), cuja sua origem familiar é franciscana, seus avós participaram da OFS e também a presença da Irmª. Cleidimária do convento de Nossa Senhora do Amparo, onde ministrou com clareza a vida de são Francisco e seus seguidores. O evento teve a participação de aproximadamente 50 jovens de diversos movimentos das duas comunidades Mãe Rainha, Dom Bosco e da paróquia São João Maria Vianney. A partir deste primeiro encontro, foi elaborado um calendário, onde consta que em cada 2 meses terá palestras falando de diversos temas relacionados a vida reliogosa vocacional.

CAMPO GRANDE/MS

O tema vocação que foi abordado pela irmã Carla, da Congregação das Irmãs Franciscana de Nossa Senhora Aparecida, que iniciou a formação com questionamentos sobre vocação e profissão. Em seguida a irmã começou a falar do “chamado”, primeiramente o chamado a vida, nos fez refletir sobre a escolha que fizemos em nascer, apesar de nascermos sem plena consciência de quem somos, Deus não nos obriga a nada, deixa-nos livre e nos deu a escolha de vir ao mundo. Realizamos uma dinâmica escrevendo a data de nosso nascimento e conversamos um pouco sobre nossa geração no ventre.

Depois conversamos sobre os diversos tipos de vocação, inclusive sobre a vocação franciscana, irmã Carla contou sua experiência de quando começou a descobrir sua vocação e conheceu a congregação na qual esta e sente muito feliz e realizada.

O encontro foi muito bem conduzido, a didática e o conhecimento de Ir. Carla proporcionou reflexão e aprendizagem. Os jovens se manifestaram muito contentes e interessados no tema. Fizemos uma leitura bíblica e encerramos a reunião com a oração pelas vocações.

MOSSORÓ/RN
No dia 27 do mês de Agosto, mês vocacional, a fraternidade Espírito Santo, em comunhão com a JUFRA do Brasil, teve a honra de realizar o seu dia da Animação Vocacional. Este dia faz parte da semana de 21 a 27 de Agosto. Essa semana, idealizada pela Subsecretaria Nacional de Ação Evangelizadora, traz a proposta de despertar o carisma franciscano nos jovens que ainda não o conhecem.