“ENTRE AS MUITAS FORMAS DE SE APROXIMAR da Sagrada Escritura existe uma privilegiada à qual todos estamos convidados: a Lectio divina ou exercício de leitura orante da Sagrada Escritura. Esta leitura orante, bem praticada, conduz ao encontro com Jesus-Mestre, ao conhecimento do mistério de Jesus-Messias, à comunhão com Jesus- -Filho de Deus e ao testemunho de Jesus-Senhor do universo. Com seus quatro momentos (leitura, meditação, oração, contemplação), a leitura orante favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo de modo semelhante ao de tantos personagens do evangelho: Nicodemos e sua ânsia de vida eterna (cf. Jo 3.1-21), a samaritana e seu desejo de culto verdadeiro (cf. Jo 4.1-12), o cego de nascimento e seu desejo de luz interior (cf. Jo 9), Zaqueu e sua vontade de ser diferente (cf. Lc 19.1-10)... Todos eles, graças a este encontro, foram iluminados e recriados porque se abriram à experiência da misericórdia do Pai que se oferece por sua Palavra de verdade e vida.” (Documento de Aparecida nª 249).

Fonte: Lectionautas


Um dos pontos chaves para esse mês de setembro em nossas fraternidades locais é desenvolver em nossos momentos de oração a Leitura Orante da Sagrada Escritura. Enumero aqui alguns pontos para este momento:
  1. Preparar o ambiente;
  2. Invocação do Espírito Santo;
  3. Leitura lenta e atenta;
  4. Silêncio;
  5. O que o texto diz em si?
  6. O que o texto diz para mim?
  7. O que o texto me fazar dizer de Deus?
  8. Saborear a Palavra e
  9. Contemplar - olhar a vida com os olhos de Deus. 
Que realmente possamos "observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seguindo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador e o centro da sua vida com Deus e com os homens" (capítulo II, Regra da OFS).

Abraços;


Douglas Soares
AE Nacional