Irmãs e irmãos, paz e bem! 


Neste dia de solenidade, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, recordemos, no dia 8 de dezembro de 1854, quando o Bem-aventurado Papa Pio IX, proclama O dogma da Imaculada Conceição, este dogma afirma que a Virgem Maria é isenta do pecado original, isto é, a Virgem não herda a mancha do pecado cometido por Adão e Eva. Enquanto cristãos e franciscanos, temos o contato com a figura de Maria, na encarnação do Verbo, no Mistério Pascal, e no Pentecostes. Irmãs e irmãos, neste momento, partilhamos convosco sobre Maria nas Bodas de Caná, o primeiro milagre de Jesus em público.


“Como viesse a faltar vinho a mãe de Jesus disse-lhe: Eles não têm vinho. E Jesus respondeu-lhe: Mulher, isto compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,3-5).


Esse diálogo entre Jesus e Maria nos parece um pouco indiferente, pelas palavras que Jesus diz à sua mãe, mas se olharmos bem, há uma comunicação além da verbal, uma comunicação visual-espiritual, que leva Maria a dizer "fazei tudo o que ele vos disser". É a direção espiritual que Maria nos revela, de fazer a vontade de seu Filho, e neste tempo do advento, a exemplo de Maria, seja tempo de recolhimento, de silêncio, e de oração para a vinda do Senhor. E a exemplo de Nosso Seráfico Pai, São Francisco, rendamos louvores, orações, pedidos e agradecimentos a Nossa Mãe Santíssima, Rainha e Protetora. Que possamos sempre levar em nosso coração, Maria como um espelho, um modelo para nossa caminhada.


Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós! 
Viva Nossa Senhora da Imaculada Conceição! 


DICA DE FILME: Duns Scotus - O defensor da Imaculada Conceição

DICA DE MÚSICA: Imaculada da Irmã Maria Angélica, ODC 


José Enilson, fraternidade São Francisco de AssiS
Pão de Açúcar-AL, Regional NB1 PE/AL

Jerlane Ferreira, fraternidade Frei Galvão
União dos Palmares-AL, Regional NB1 PE/AL