Não tenhais medo. Buscais Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou, já não está aqui. Eis o lugar onde o depositaram” – Mc. 16, 6.


O Evangelho de São Marcos nos traz mais uma vez a preocupação das mulheres para com Jesus. Em seus pensamentos, o Senhor estava morto e seu corpo jazia no sepulcro e, por isso queriam ungi-lo como mandam seus costumes. A atitude dessas mulheres é para nós exemplo de vida, estejamos sempre atentos e querendo estar próximos do Cristo, ter esse mesmo cuidado, essa mesma preocupação. Ora, pois se no imaginário delas, Jesus estava morto e precisava desses cuidados, imagine para nós que sabemos que Ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para que também possamos um dia ressuscitar com Ele, nosso amor e carinho deve ser igual.


Assim como essas mulheres, nós também nos perguntamos muitas vezes “Quem nos há de remover a pedra da entrada do sepulcro?”, essa pedra é para nós um empecilho e impede que tenhamos um alívio, uma vida, impede que vejamos muitas coisas que iluminam nosso viver. A resposta é óbvia: Jesus. Quando o aceitamos, quando cremos no mistério da sua Ressurreição e assim como Ele morremos para o pecado, mergulhamos profundamente no seu Amor. O sepulcro é uma câmara mortuária e impede que tenhamos vida plena, viver com Cristo é morrer para o mundo.


Quando Jesus lavava os pés de seus discípulos, Ele disse a um deles: “O que faço agora, não podes compreender, todavia o compreenderás mais tarde” (Jo. 13, 7). Podemos apenas imaginar o Senhor estava falando de tal ato, o de servir, mas, na verdade pode ser todo o conjunto das ações de Jesus, desde aquele momento até sua morte. E no Evangelho de hoje, Marcos nos fala que as mulheres ficaram assustadas ao ver o jovem de branco e mais ainda quando anuncia que o Mestre havia ressuscitado. Não compreendiam o que haveria de acontecer até aquele momento, e mesmo assim elas acreditaram e levaram palavras do que tinha acontecido. O que Jesus fez, talvez não compreendessem enquanto estivesse fazendo, mas entenderiam futuramente.


Cristo ressuscitou, eis a nossa alegria, o grande motivo de nossa fé!


São Francisco era um grande homem pascal e celebrou sua Páscoa com Jesus, recebeu seus estigmas e participou de cada momento vivido por Cristo. Que assim como ele, possamos nós, franciscanos, celebrar nossa Páscoa com o Senhor e renovar nossa fé. Ele vive, Ele reina, aleluia, aleluia.


Rezemos pelas 325 mil vidas perdidas pelo COVID-19, que façam sua Páscoa em Cristo e que Ele os receba em sua casa, em muitas moradas. Que os casos diminuam e que possamos todos ser agraciados pela vacina e pela erradicação desse mal. Jesus nos ajuda a carregar a cruz e que possamos também com Ele ressurgir e remover essa pedra tão grande e tão pesada. Cristo ressuscitou, ressuscitou verdadeiramente!


Aleluia, aleluia, aleluia!


Rafael Carneiro
Sec. Nacional de Ação Evangelizadora (2019-2022)