Alguns dias após a Solenidade da Assunção da Virgem Maria aos Céus, onde agora participa da gloriosa realeza de Cristo, celebramos a “Virgem feita Igreja”, Nossa Senhora Rainha, aquela que nos é apresentada como verdadeiro modelo de Igreja, a quem todos os cristãos devem imitar e se espelhar. Ela é sinal de esperança, pois todos nós, filhos amados de Deus, revestidos no batismo com a dignidade real, reinaremos com ele nos Céus.

         Nosso Pai São Francisco, na Saudação à Bem-Aventurada Virgem Maria, inicia esse precioso escrito de louvor com as palavras: “Ave, Senhora, Rainha santa, santa Maria mãe de Deus, virgem feita Igreja” (SM 1). Ela é a mãe do Altíssimo Rei, o Senhor Jesus Cristo; ela é a “Virgem feita Igreja”, ou mesmo a Igreja Virgem, sem corrupção, sem mancha de nenhum pecado, que à sua imagem surge no céu “revestida do sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas” (Ap 12,1).

         Francisco olha para a Virgem Maria e contempla nela a beleza da criação de Deus, que necessitou de uma mulher para vir a esse mundo, e nos conduzir ao Pai. Maria é a nova Eva, é a Rainha que agora reina com seu Filho Rei no Céu, diferente da antiga mulher, Eva, mãe dos viventes, que “dominava” a terra e as criaturas (cf. Gn 2-3), mas que o pecado dominou. Na Virgem Maria “esteve e está toda a plenitude da graça e todo o bem” (SM 3). Ela foi glorificada e coroada como rainha para que nós tenhamos sempre a certeza de que a nossa vida e vocação só encontra sentido se estiver a caminho da realidade magnífica que o Senhor nos preparou no Reino celeste.

         No Céu existe um corpo de mulher glorificado. A Virgem Maria que é criatura, alcançou de seu Criador a grande dignidade de ser a Rainha e intercessora de seu povo. Ela que conhece nossas dores e dificuldades da vida, apresenta ao seu Filho, Rei do Universo, os nossos lamentos, sendo para nós a esperança de podermos um dia alcançar a glória prometida, no banquete eterno do Pai.

Frei Henrique Santos, OFMCap.

Assistente Espiritual Nacional da Jufra do Brasil