Na primeira leitura, o profeta Isaías vai de encontro a sabedoria divina que nos une ao amor de Deus e mostra onde está sua confiança, também é um convite a seus servos e filhos para que saibam ouvir como um discípulo, pois o Senhor sempre conforta a todos. Essa leitura também nos traz uma reflexão sobre o auxílio de Deus mediante as provações, pois quando se confia no Seu poder e na Sua glória, não há o que temer.


O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. Sim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar?” – Is. 50, 4-9.


Em uma outra narrativa Jesus mostra como caminhar segundo a sua palavra, para que nós saibamos buscar a sabedoria e força diante das incertezas do mundo, que possamos ir de encontro daquele que caminha conosco nas dores do silêncio e nunca nos deixa sozinhos.


Já o Santo Evangelho de Mt 26,14-25, nos mostra o anúncio da traição de Judas. Jesus já entendia que seria traído, e o apostolo já havia negociado com os sacerdotes a entrega do Senhor e assim aguardava apenas o momento certo. No decorrer da celebração da Páscoa, Jesus proclama que um dos doze irá traí-lo. 


Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?” – Mt. 26, 19-22.


Os discípulos não entendem as palavras de Jesus, e no coração de cada um sentem a dúvida sobre a traição. Se qualquer um dos outros onzes apóstolos fossem trair ao Senhor, eles não o questionariam. Judas o questionou apenas para se certificar do poder do Filho de Deus, ele sabia e aquilo já pesava em seu coração, pois a semente do diabo já havia sido plantada. Os outros eram inocentes e temiam que futuramente fossem traidores do Cristo, mesmo não entendendo o que poderia vir. E muitas vezes temos a mesma preocupação dos apóstolos, temos medo de ser traidores de Jesus, em nossas orações nos questionamos de nossas ações, e é importante que façamos um exame de consciência e estejamos em dia com nossas confissões como manda a Santa Igreja.


Nesta pandemia mediante a uma segunda onda deste vírus, que possamos rezar por todos os irmãos e irmãs do mundo inteiro que estão na linha de frente para combater o COVID-19, por todos os irmãos que estão nos leitos hospitalares para que eles sejam curados e por todos os familiares que estão aflitos. Peçamos a Deus Pai todo poderoso, perseverança e fé para caminharmos firmes nAquele que nas ama.


Eloiza Alves
Secretária Regional NEB4
Frat. Luz de Assis - Eunápolis/BA