O evangelho de hoje nos transmite a mensagem de como Deus (Jesus) age compassivamente diante da emboscada, mesmo os discípulos não compreendendo do que se tratava aquela traição, o Filho de Deus estava pronto para o ápice de sua missão na terra. Jesus, pela vivência com seus apóstolos, manifestava ali, que tudo o que aconteceu e que ainda iria acontece não estava oculto do Pai. Ele, não repreendeu Judas, no mais, pediu que o fizesse logo, aquilo que tinha de ser feito.


Como pode um Deus, pedir para ser traído? Que forma de amar, que forma de encantar os corações humanos, Jesus em toda a sua vida aqui foi essa mensagem de amor, de doação, de entrega aos seus amados. Pedro tentar intervir no momento em que Jesus anuncia sua traição, mas, Jesus o admoesta, diz que de agora em diante eles não poderão o seguir, Ele se mostra amoroso para com Judas, não o reprende pela traição, mas, o olha com um olhar bondoso.


Os discípulos ficaram inquietos, sem entender o que se passava ali naquele momento, o que de fato o Mestre queria dizer com aquelas palavras. Jesus, ao longo da sua vida pública sempre manifestou, falou da vontade de seu Pai, e estava assim por se cumprir de fato a sua missão.


Mais uma vez Judas é tomado por sua ganância, através da traição ele obteria trinta moedas de prata como fruto de tal ação. Esse seria o preço de Jesus. O Evangelho é sucinto ao falar dessa escolha do apóstolo, em contrapartida podemos fazer uma comparação a Maria irmã de Lázaro, que diferente de Marta havia escolhido a melhor parte, ficar e ouvir o Senhor, para ela era muito mais valioso O ter em sua casa que fazer todas as outras coisas para agradá-lo. Judas esteve sempre com Jesus desde o seu chamado e este não soube aproveitar cada momento, sempre repreendendo aos outros, agindo de má fé e finalizou com o pior: a traição.


Voltando o nosso olhar para a realidade em que estamos vivenciando, encontramo-nos no momento alarmante do COVID-19, uma nova onda continua a se manifestar, milhares de vidas foram perdidas, amigos, pais, irmãos, sobrinhos, avós, o coração pesa, por tamanha aflição, o choro e a insegurança, estão cada vez mais presentes. Assim como Jesus, chegamos a nos sentir traídos por aqueles que deveriam nos representar, garantir a segurança, o direito a uma vacina e outras coisas necessárias na nossa vida, mas não desanimemos, confiantes em Deus Pai, Jesus nosso salvador, iremos vencer essa pandemia, que nesta Semana Santa, intensifiquemos nossas orações, nosso clamor ao Deus de amor.


José Enilson
Regional NB1 PE/AL
Frat. São Francisco de Assis - Pão de Açúcar/AL